A importância do gaffer no cinema

A importância do gaffer no cinema

 

O técnico de iluminação coordena a equipe de elétrica e garante que todas as cenas sejam iluminadas de acordo com o plano

O que é um gaffer? O termo, importado da língua inglesa, teve suas origens em uma ferramenta chamada gaff, uma espécie de gancho que era usado para ajustar luzes em palcos teatrais. Ele se refere, atualmente, ao técnico de iluminação ou eletricista chefe, um dos profissionais mais importantes dentro de um set de filmagem.

Para entender as responsabilidades e o papel do gaffer em uma produção televisiva ou cinematográfica, é preciso saber, antes de mais nada, o que exatamente faz o departamento de elétrica no mercado audiovisual. São os profissionais responsáveis por criar o set up de iluminação e cuidar de como cada cena é iluminada no decorrer da produção.

Nesse sentido, o técnico de iluminação é uma das principais figuras dentro da sua equipe. Ele precisa garantir que todos executem o plano de iluminação, para que as cenas filmadas estejam de acordo (tanto tecnicamente quanto criativamente) com a visão do diretor e também do diretor de fotografia.

Fonte: Backstage.com

Basicamente, é um profissional que compreende bem como a luz se comporta, além de possuir um bom conhecimento de elétrica, não ter medo de altura (já que muitas lâmpadas são instaladas em locais altos), ser organizado e comunicativo.

 

A função do gaffer

O trabalho do técnico de iluminação começa na pré-produção e vai até a fase de produção do filme. Sua primeira função é ler o roteiro e fazer anotações sobre as possíveis necessidades especiais relacionadas à sua área. Em seguida, vêm as reuniões com o diretor, o produtor e o diretor de fotografia, para determinar qual será o conceito da iluminação.

Então o gaffer precisa visitar o local a ser gravado, para avaliar as condições a serem enfrentadas. A partir disso, ele estabelece um plano que permita concretizar a visão do diretor, incluindo quais luzes e equipamentos elétricos serão mais adequados para realizar o trabalho, considerando ainda que os itens escolhidos devem caber no orçamento da produção.

O próximo passo é montar uma equipe de elétrica, que inclui eletricistas, operadores de luzes/lâmpadas e assistentes (que, nas produções de Hollywood, são chamados de best boys). O tamanho desse departamento vai depender do tamanho da produção. Em grandes equipes, pode chegar a até 20 pessoas, sendo reduzido no caso de filmes independentes ou de baixo orçamento.

O plano de iluminação é então repassado pelo gaffer para os técnicos e eletricistas, que serão responsáveis por preparar os equipamentos a serem utilizados. Por fim, já na gravação, o técnico de iluminação precisa verificar cada detalhe e observar como o set está iluminado, realizando todos os ajustes necessários para garantir que tudo esteja de acordo com o plano.

Uma das ferramentas mais importantes (e muitas vezes subestimada) da equipe de elétrica é a fita crepe (em inglês, gaffer tape), utilizada para garantir que os fios não saiam do lugar e para fazer pequenos reparos. Ela também é um item de segurança, já que evita que restante da equipe tropece nas fiações, durante as filmagens.

Fonte: AdobeStock_211622740

 Diferenças entre gaffer e grip

Como eletricista chefe, o gaffer trabalha com vários outros membros da equipe durante a produção do filme; por isso, a boa comunicação entre eles é fundamental. Um dos departamentos técnicos que mais tem contato com o de iluminação é a equipe de maquinário (grip).

Enquanto os técnicos de luz são responsáveis por montar os equipamentos elétricos, o pessoal da maquinaria lida com os equipamentos não elétricos, que dão apoio tanto para o gaffer quanto para os operadores de câmera. Ou seja, os grips cuidam dos equipamentos e acessórios da câmera e da iluminação (como trilhos, tripés, estabilizadores e suportes).

 

Um profissional indispensável

Como o gaffer praticamente leva nas costas a responsabilidade de todo o departamento de iluminação de um filme, seu papel não é apenas técnico, mas criativo. O profissional também é fundamental para o planejamento e o gerenciamento da produção.

Ao coordenar a equipe de iluminação, o gaffer precisa direcionar os profissionais que serão responsáveis por montar e desmontar os equipamentos, verificar os dias de filmagem com tarefas específicas que precisam ser cumpridas (como um set up com luz dimerizada, por exemplo) e ainda organizar os cronogramas diários de seu departamento; inclusive controlando horas extras. Em suma, ele faz com que tudo possa fluir da forma planejada e cada pessoa saiba exatamente qual é seu trabalho.

Fonte: StudioBinder

Cuidar da estrutura física do set também é muito importante. O gaffer e seu assistente (best boy) tomam conta de equipamentos muito caros – cujo conserto, se não forem bem utilizados ou acabarem quebrados, pode extrapolar o orçamento.

O técnico de iluminação precisa, ainda, planejar a locação e a devolução de equipamentos adicionais, quando esse for o caso. Outra tarefa do profissional é conferir se a rede elétrica ou gerador do local será capaz de comportar todo o conjunto de luzes.

Para ser capaz de coordenar pessoas e equipamentos, o gaffer deve conhecer cada peça que será utilizada em seu trabalho e saber quais as lâmpadas necessárias para criar diferentes atmosferas; por isso, é essencial que esteja sempre atualizado no que diz respeito às novas tecnologias de iluminação lançadas no mercado.

Mesmo para produções de baixo orçamento, contratar um gaffer pode fazer a diferença entre um filme de aspecto profissional e um filme mal iluminado. O técnico de iluminação não apenas eleva a qualidade do material gravado, como garante que a obra se mantenha consistente esteticamente. Afinal, muitas vezes a luz do filme revela partes da história que os próprios personagens não conseguem contar.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.


💬 Precisa de Ajuda?
Escanear o código