O diferencial de uma boa lente

O diferencial de uma boa lente

 

Entenda como a escolha e a qualidade das lentes da câmera podem fazer a diferença em vídeos profissionais

Por que as lentes são tão importantes, na gravação de um vídeo profissional? Vale a pena investir nelas? Há diversos motivos para ser a favor de optar por uma boa lente na hora de realizar seu filme, mas o principal é o fato de que essa escolha irá impactar diretamente a qualidade das imagens captadas.

Entre as principais vantagens proporcionadas por boas lentes, podem ser citadas:

  • Qualidade e nitidez da imagem;
  • Capacidade de deixar o fundo fora de foco;
  • Velocidade do autofoco;
  • Alcance da distância focal;
  • Abertura do diafragma;
  • Possibilidade de gravar com baixa luminosidade.

Para muitos fotógrafos, operadores de câmera e diretores de fotografia, a nitidez proporcionada pela lente é tudo. Mas a verdade é que esse é apenas um dos fatores da imagem impactados pelo uso de uma boa lente. Por exemplo, você pode ter a lente mais nítida do mundo, mas se ela não tiver uma grande abertura, não será possível trabalhar adequadamente com ela em paisagens noturnas.

Se uma estética mais artística é importante para suas captações, boas lentes podem oferecer muito mais controle do que a própria câmera. Isso porque a abertura, a distância focal e a nitidez são determinadas pela lente. Utilizando o equipamento correto, é possível criar composições incríveis, especialmente para quem gosta de desfocar o fundo, mas mantendo os sujeitos da foto ou vídeo em foco.

Fonte: istockphoto-506435716-170667a

 

Qualidade de imagem: câmera versus lente

Pessoas que trabalham profissionalmente com produção de material fotográfico ou audiovisual conhecem os efeitos tanto da câmera quanto da lente no resultado final de seu trabalho. Esses profissionais sabem que não se trata apenas de qualidade da imagem, mas de ergonomia, durabilidade e velocidade de autofoco.

Ainda assim, a qualidade é um dos pontos essenciais a serem considerados. Nesse sentido, quando se compara câmera e lente, o corpo da câmera não faz tanta diferença no aspecto da imagem, a não ser que se esteja gravando em situações adversas, como em baixa luminosidade (nesse caso, câmeras mais avançadas têm níveis de ruído menores, por exemplo).

As lentes, por outro lado, impactam de forma significativa o resultado final. Muitos fotógrafos costumam realizar experimentos, combinando lentes da mais alta qualidade com câmeras mais simples. Ao comparar essas imagens com outras, feitas com câmeras excelentes, mas com lentes ruins, as imagens produzidas com as lentes melhores sempre se destacam.

Além disso, as lentes são um ótimo investimento, porque duram muito, enquanto as câmeras precisam ser trocadas com maior frequência. A tecnologia utilizada em lentes se modifica de forma mais lenta, enquanto as câmeras são constantemente atualizadas e se tornam obsoletas em poucos anos. Ou seja, a lente é aquele componente ao mesmo tempo útil e versátil, que pode acompanhar você de câmera para câmera.

Boas lentes também ajudam a criar estilos específicos de imagens, já que a abertura e a perspectiva constroem determinadas atmosferas visuais. Escolhas estéticas, como pouca profundidade de campo, um ângulo “olho de peixe”, cenas de ação com zoom – todos esses efeitos podem ser criados com lentes, não câmeras.

Fonte: Digital Photography Review

Lentes mais caras, em geral, possuem diferenciais como qualidade da imagem, material à prova d’água, abertura máxima do diafragma e melhor autofoco. Mas será que o investimento realmente vale a pena, seja em uma locação ou compra desse equipamento? Temos vários argumentos comprovando que sim.

  1. As lentes ajudam a captar imagens mais impactantes, principalmente possibilitando diferentes opções de foco, como o efeito Bokeh.
  2. Lentes podem salvar suas imagens noturnas, abrindo o diafragma para permitir a entrada de luz e criar a exposição perfeita.
  3. Lentes de boa qualidade, em geral, são compatíveis com os mais diversos corpos de câmera, podendo ser utilizadas por um longo tempo.
  4. Boas lentes, quando deixam de ser produzidas e se tornam raras no mercado, acabam até mesmo ganhando valor. Ou seja, elas podem se valorizar, com o tempo.

Depois de decidir usar uma boa lente na sua captação de imagens, a escolha fica entre lentes zoom ou prime. O benefício da lente zoom é a conveniência, já que ela permite se aproximar do objeto em um ângulo muito aberto (fotografando ou filmando um casamento, por exemplo).

Já a vantagem da lente prime é a qualidade da imagem e a possibilidade de maior abertura. Uma lente 50mm prime (com abertura máxima de f/1.4), quando comparada a uma lente simples de 18-55mm (com abertura máxima de f/5.6), possibilita 16 vezes mais luz, o que ajuda a captar imagens com fundos desfocados e também em locais mais escuros. Por isso, pode ser uma melhor opção para retratos.

Independentemente da escolha da lente, que será selecionada de acordo com as necessidades do realizador, o diferencial de uma boa lente está na ampliação das possibilidades de criar cenários perfeitos e tornar muito mais profissional o aspecto de suas produções.

Fonte: PCMag

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.


💬 Precisa de Ajuda?
Escanear o código