Colimação de lente

Colimação de lente

 

Entenda por que a terminologia “colimação de lente” é utilizada erroneamente e aprenda a ajustar a distância focal de uma lente

Chama-se de colimação o processo de alinhamento de lentes ou de espelhos em componentes ópticos. O termo se refere principalmente a telescópios, mas também pode ser utilizado no mercado audiovisual, para lentes de câmeras de vídeo.

Em teoria, no processo de colimação, os raios de luz não encontram nenhuma obstrução ao penetrarem uma lente. Ou seja, se ela estiver bem alinhada, poderá fornecer uma excelente imagem, livre de deformidades, sem perder os detalhes ou dificultar a visão do que é observado.

A palavra “colimar” deriva do latim collimare, que se originou de um erro de leitura de collineare, que significa “direcionar em linhas paralelas”. Basicamente, o termo se refere ao alinhamento paralelo das trajetórias das partículas de determinados feixes (de luz, por exemplo), com a maior precisão possível e sem se dispersar para direções indesejadas, de modo que se tornam colineares.

Fonte: https://www.mercybeam.com/mercy-beam-solutions/collimation-versus-conversion/

O termo também pode ser utilizado quando se tem dois ou mais instrumentos ópticos, por exemplo, um telescópio maior e outro menor, que é usado para direcionar o primeiro e alinhar seus componentes (espelhos e lentes). Nesse caso, o telescópio menor seria o colimador, ou seja, um instrumento utilizado para produzir raios paralelos de um feixe luminoso, com o objetivo de ajustar outros dispositivos.

Raios colimadores podem ser aplicados para simular os raios de um objeto a uma distância infinita, por isso são ideais para ajustar a escala de foco de uma lente de câmera ao infinito. O foco infinito diz respeito a uma quantidade infinita de foco ou a focar em algo infinitamente distante. No audiovisual, o segundo sentido é o mais utilizado, ou seja, a lente é focada para que um objeto infinitamente distante apareça de forma nítida.

Acabou se tornando um erro comum, quando se fala em lentes de câmera, referir-se ao próprio ajuste como “colimação de lente”, quando na verdade se trata do processo de verificar a posição de foco infinito de uma lente.

Fonte: http://elekm.net/zeiss-ikon/repair/collimate/

 

Colimação e foco

A luz colimada pode ser utilizada para determinar a distância focal (ou comprimento focal) de uma lente óptica. Fazer a colimação de lentes, para obter um foco infinito, é algo relativamente simples em gravações externas. No entanto, para gravar vídeos em interiores, encontrar um alvo focal infinitamente distante pode ser um desafio. Nesse caso, é possível usar outra câmera como colimador.

Fonte: http://rick_oleson.tripod.com/index-123.html

O primeiro passo é criar seu alvo. Você pode usar um pequeno pedaço de plástico ou fita no “portão” da câmera e fazer uma marcação. O segundo passo é mirar as duas câmeras uma para a outra. As lentes devem estar na mesma altura e niveladas da forma mais equivalente possível. A ideia é que os planos em ambas as câmeras sejam paralelos, mas a distância entre elas não tem tanta relevância.

Em seguida, abra ambas as lentes na abertura máxima e configure ao infinito. Na câmera-alvo, coloque o obturador no “B” ou “T”. Olhando através do visor, a ideia é rotacionar ou o elemento frontal, ou a lente toda, até que o alvo esteja em foco. Não mova o anel de enfoque de nenhuma das câmeras. Uma vez que o foco infinito estiver configurado, você pode remontar a lente. Esse processo funciona melhor se você tiver uma fonte de luz intensa (por exemplo, colocando a câmera-alvo de costas para uma janela aberta, durante o dia).

 

Colimador ou focalizador: o que utilizar?

Muitos profissionais se perguntam qual a melhor opção, para captar um ponto a longa distância: colimar ou focar a luz.

Um colimador pega o feixe de luz que sai de um emissor e o expande, mandando-o para a frente em raios relativamente paralelos. Em outras palavras, é o que transforma uma lâmpada em um projetor. Sem o colimador, a luz iria divergir e a energia (que é constante) se dispersaria no espaço. O colimador, essencialmente, evita que a luz se espalhe de forma significativa.

Já um focalizador é utilizado para encolher ou aumentar um ponto a uma distância específica. Por definição, um feixe colimado será sempre mais largo do que o emissor. O focalizador adiciona uma outra lente, que reverte a colimação e reduz o feixe a um ponto de luz. Ou seja, um focalizador irá refletir o emissor no alvo. As leis da física determinam que um ponto de luz através de um sistema óptico nunca pode ser menor do que o emissor original, então a imagem é o menor ponto possível. Outros arranjos de lentes podem ser usados para obter pontos maiores ou para aumentar a distância possível.

Qual opção utilizar? Em resumo, para um pequeno ponto a uma distância de trabalho curta, um focalizador é mais indicado. Para uma distância maior, a recomendação é utilizar um colimador LED ou de fibra. Para um ponto de médio tamanho, a uma distância média, o ideal é um focalizador customizado.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.


💬 Precisa de Ajuda?
Escanear o código